Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (23/08)

Elaborado em: 23/08/2024 às 05:00 – N° 235/2024

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

SEXTA-FEIRA (23)

Na sexta-feira (23), uma frente fria que atua no estado, provoca chuva em todas as regiões. Até o final da manhã ela avança sobre o Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, se deslocando em direção às demais áreas no decorrer da tarde e da noite, provocando temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, e chuva pontualmente intensa. O risco é moderado a localmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva pontualmente intensa. O vento sopra de quadrante sul com intensidade moderada a pontualmente forte, com rajadas que chegam aos 70 km/h nas áreas costeiras ao  longo do período., Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio derruba as temperaturas, fazendo com que as temperaturas mínimas ocorram à noite, variando entre 7 e 16°C pelo estado. À tarde, as máximas ficam entre 9 e 16°C no Grande Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul, e marcam entre 17 e 26°C no restante de SC.  O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar fica agitado em todo o litoral, com ondas de quadrante sul e alturas entre 2,0 e 2,5 m. com picos de até 3,0 m em alto mar, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

SÁBADO (24)

No sábado (24), a influência da frente fria ainda favorece o tempo fechado e chuvoso do Centro ao Leste do estado e chuvas mais intensas nas áreas de divisa com o PR, onde o sistema segue atuando ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante sul, com rajadas de até 50 km/h nas áreas litorâneas. No amanhecer as temperaturas variam entre 3°C e 15°C pelo estado. À tarde elas marcam entre 2 e 7°C na Serra, variam entre 5 e 11°C do Meio-Oeste ao litoral e oscilam 12 e 17°C nas demais áreas. As mínimas novamente ocorrem durante a noite, variando entre -2 e 11°C por SC, e em função disso haverá formação de geada ampla no estado durante a noite, e também há chance de precipitação invernal na Serra catarinense entre a noite do sábado (24) e a madrugada do domingo (25). O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. O mar segue agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

DOMINGO (25)

No domingo (25) inicia com formação de geada ampla pelo estado e com chance de precipitação invernal na madrugada, nos pontos mais altos da Serra. As instabilidades se deslocam em direção ao oceano e a massa de ar seco e frio passa a predominar no estado estabilizando o tempo, que fica com sol e variação de nuvens em todas as regiões. Não há riscos relacionados às condições de tempo. O vento segue soprando de quadrante sul com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 55 km/h, principalmente na metade leste do estado. As temperaturas mínimas variam entre 3 e 13°C no litoral e em áreas próximas e marcam entre -5 e 5 graus em grande parte do estado. As máximas variam entre 9 e 15°C do Extremo Oeste aos Planaltos, no Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 14 e 18°C no restante do estado.  O risco continua moderado a alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. O mar se mantém agitado nas costa entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, mantendo o risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (26), há condições para a formação de geada ampla no estado e o dia será com sol e variação de nuvens em todo o estado. Na terça-feira (27), o dia inicia com formação de geada nos pontos mais altos de SC e novas instabilidades provocam chuva nas áreas do Norte do estado e aumento da nebulosidade nas demais regiões. O frio segue intenso nos amanheceres.