Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Secretário Mário Hildebrandt acompanha início das obras na Barragem de José Boiteux

Limpeza das tulipas e galerias marca primeiro passo para manutenções em uma das principais estruturas de contenção de cheias de Santa CatarinaFoto: Divulgação/SPDC
O Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, esteve na tarde desta segunda-feira (28) na Barragem Norte, em José Boiteux, no Vale do Itajaí, para acompanhar de perto o início das obras de limpeza das tulipas e das galerias de descarga da estrutura. A ação tem como objetivo reduzir o nível da água nas comportas, permitindo o acesso da equipe técnica ao interior do equipamento para a conclusão da vistoria. Com isso, será possível finalizar o relatório que detalhará todas as intervenções necessárias para o restabelecimento da operação da barragem.

viabilizar o início dos trabalhos de manutenção por parte das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Durante a visita, Hildebrandt destacou a relevância estratégica da obra, que integra o plano de mitigação de desastres na região. “Hoje começou a limpeza ao redor das tulipas e, ainda hoje, a máquina seria levada até o canal para iniciar a retirada da galharia. Os trabalhos devem ser concluídos entre sete a dez dias”, afirmou o secretário.

A limpeza das áreas de descarga é uma etapa fundamental para que sejam realizadas as manutenções programadas na estrutura. A Barragem Norte é considerada uma das principais obras de contenção de cheias do estado e desempenha papel vital na proteção das cidades do Vale que estão abaixo da da barragem e sofrem constantemente com as enchentes.

Além da função preventiva, a visita também teve o objetivo de reforçar o compromisso do Governo de Santa Catarina com ações de infraestrutura que visem a proteção civil e o bem-estar da população. “Esse trabalho é fundamental para que a gente consiga, no curto espaço de tempo, iniciar o trabalho de revitalização integral,na Barragem de José Boiteux, devolvendo assim a segurança para o Médio Vale e para a Voz do Rio Itajaí-Açu.”, completou Hildebrandt.

Com a conclusão da etapa de limpeza, a expectativa é que as obras de manutenção avancem de forma mais célere nas próximas semanas, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta da barragem diante de eventos climáticos extremos.

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br