Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 21/04 – Tempo volta a ficar instável em Santa Catarina na quarta (23) e na quinta-feira (24)

 O início da semana será marcado por tempo firme e temperaturas amenas, típicas de outono. Já na quarta (23) e na quinta-feira (24) o tempo muda no estado e a instabilidade volta a atuar.

O feriado de Tiradentes nesta segunda (21) iniciou com bastante nebulosidade no estado e leve sensação de frio. Ao longo do dia a cobertura de nuvens tende a diminuir na maioria das áreas, dando lugar a aberturas de sol. À tarde as temperaturas máximas ficam na casa dos 20°C no litoral e em torno dos 24°C no interior do estado. 

A terça-feira (22) deve apresentar condições de tempo semelhantes às do dia anterior. No entanto, mudanças são esperadas ao longo da quarta-feira (23), quando a atuação de uma área de baixa pressão poderá favorecer a ocorrência de temporais isolados no Oeste catarinense.

Já a partir da madrugada da quinta-feira (24) a instabilidade ganha força no Grande Oeste, avançando em direção a áreas entre o Vale do Itajaí e o norte do estado ao longo do dia. Os temporais devem vir acompanhados principalmente de chuva intensa e raios, o que traz riscos associados a alagamentos e enxurradas. De forma mais isolada, no entanto, também são esperadas rajadas de vento e granizo.

A tendência é que o tempo volte a ficar firme no decorrer da sexta-feira (25), conforme o sistema se afasta do estado. 

Destaca-se que, no momento, os modelos meteorológicos indicam que as instabilidades mais intensas devem se formar no Grande Oeste, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. No entanto, é importante que a população se mantenha atenta às atualizações da previsão nos próximos dias.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.