Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 19/04 – Intensos temporais localizados no Oeste catarinense entre esta Sexta-feira Santa (18) e a manhã do sábado (19)

Entre o feriado da Sexta-feira Santa (18) e o início deste sábado (19), a combinação da atuação de áreas de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria trouxe mudanças no tempo para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Algumas cidades da região foram afetadas por temporais, que apesar de serem localizados, apresentaram forte intensidade.

Na noite da sexta-feira, a cidade de Anita Garibaldi foi atingida por uma forte tempestade que trouxe chuva intensa e queda de granizo em grande quantidade (Figura 1). Além do acúmulo de granizo, houve relatos de alagamentos na cidade.

Figura 1: Granizo acumulado na cidade de Anita Garibaldi na noite da Sexta-feira Santa. Fonte: SDC/SC.

Já no início da manhã deste sábado (19), uma intensa tempestade atingiu parte do município de Chapecó, com relatos de danos causados pelos fortes ventos. De acordo com as imagens do radar meteorológico de Chapecó, o vento estimado atingiu valores em torno de 80 a 90km/h em parte do município (Figura 2). 

Figura 2: Imagens do radar meteorológico de Chapecó às 06h06 da manhã do sábado (19). Produtos (a) MPPI/Refletividade (dBZ) com elevação de 0,5°, mostrando a intensidade da tempestade e (b) MPPI (V), também na mesma elevação, que estima a velocidade do vento (m/s) no momento da tempestade. Fonte: SDCSC.

A tempestade que passou por Chapecó e por outros municípios próximos recebeu vários alertas, sendo um deles em nível de atenção (risco alto para ocorrências), como ilustra a Figura 3.

Figura 3: Alerta emitido pela SDC/SC no início da manhã deste sábado (19). Fonte: SDCSC.

Apesar de a tempestade ter passado exatamente sobre o radar — o que pode atenuar a qualidade das informações geradas —, com base nas características observadas antes e após sua passagem, é possível afirmar que o ocorrido em parte do município trata-se de um downburst (microexplosão atmosférica). 

Os downbursts são caracterizados por uma intensa corrente descendente (ventos), que despencam da base  da tempestade em direção à superfície, se espalhando radialmente ao atingir o solo. Os ventos nessas situações costumam ser intensos, superando os 80 – 100 km/h. As fotografias dos danos registrados após a  passagem vão ao encontro da ocorrência de intensas rajadas de vento em superfície (Figura 4).

Figura 4: Danos causados pelas intensas rajadas de vento em Chapecó no início da manhã deste sábado (19). Fonte: SDCSC.

Ainda no decorrer deste sábado, com o avanço da frente fria, são esperadas novas instabilidades entre a porção central, leste e norte de Santa Catarina, conforme Aviso Meteorológico vigente. Destaca-se que, novamente, apesar de localizadas, as tempestades podem ser intensas, acompanhadas de chuva intensa, fortes rajadas de vento e queda de granizo.