Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Atualização: Observação Meteorológica SDC/SC 28/02 11:00 – Onda de Calor pelo menos até a quarta-feira (05/03) 

Elaborado em: 28/02/2025 às 11:00 – N° 030/2025

Meteorologistas: Francine Sacco e Pedro Souza

Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz

A forte massa de ar quente segue mantendo a condição de calor intenso nos próximos dias em SC. As noites continuam abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C na maioria das regiões e, inclusive, se aproximando dos 40°C pontualmente. Desta forma o risco segue baixo a moderado para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Entre essa sexta-feira (28) e o sábado (01/03), as temperaturas variam entre 34°C e 38°C (pontualmente maiores), durante à tarde, em municípios do Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste. Entre a Grd. Florianópolis Litorânea, Vale do Itajaí e Litoral Norte, os termômetros devem registrar entre 31°C e 34°C com valores pontualmente mais altos.

De domingo (02) até pelo menos quarta-feira (05), o calor persiste e as máximas ficam ainda mais elevadas em áreas do Oeste e do Litoral Sul, onde se aproximam dos 40°C.

Todo esse calor somado à disponibilidade de umidade, contribuem para o desenvolvimento de temporais isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo de forma ocasional, sobretudo entre as tardes e noites na maior parte do estado nos próximos dias.

A Defesa Civil recomenda:

  • Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
  • Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.