Previsão para os próximos 5 dias (14/02)

Elaborado em: 14/02/2025 às 05:00 – N° 045/2025
Meteorologista: Pedro Souza
SEXTA-FEIRA (14)
Nesta sexta-feira (14), a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em SC. Ainda assim o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade, que voltam a provocar temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, entre a tarde e à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. As temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda se aproximam dos 30°C na maioria das regiões. O mar se mantém agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado com relação à agitação marítima.

SÁBADO (15)
No sábado (15), o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, devido ao calor, umidade disponível e a formação de uma nova frente fria no RS. Por isso, a chuva e os temporais mais intensos tendem a ocorrer na divisa com o estado gaúcho, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas voltam a superar os 30°C, chegando aos 35°C no Grande Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O vento vira para nordeste ao longo do dia e fica mais intenso sobre o mar.

DOMINGO (16)
No domingo (16), as condições permanecem semelhantes e o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, devido ao calor, umidade e a aproximação da frente fria que atua sobre o RS. Com a aproximação do sistema, a chuva e os temporais se espalham mais pelo estado, especialmente no leste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C, em todas as regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na segunda-feira (17), a frente fria efetivamente avança e atinge as áreas de divisa com o RS. O dia começa com sol entre nuvens e a partir da tarde retornam as condições para temporais isolados. A chuva ganha força e se espalha pelo estado no decorrer do dia. Na terça-feira (18), a frente fria avança pelo estado trazendo instabilidade para todas as regiões. Há condições para pancadas de chuva e temporais desde a manhã no Grande Oeste, seguindo para o leste catarinense no decorrer do dia. Nesses dias, o risco permanece moderado a alto para ocorrências meteorológicas.
