Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Atenção Meteorológica SDC/SC 10/02 18:00 – Onda de calor persiste pelo menos até a quinta-feira (13)

Elaborado em: 10/02/2025 às 18:00 – N° 024/2025

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

A partir desta terça-feira (11), a condição “pré-frontal” que antecede a chegada de uma nova frente fria ao estado, favorece a intensificação dos ventos quentes dos quadrantes norte/noroeste, o que contribui para o aumento do calor em todas regiões catarinenses, passando a oferecer risco moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas.

Nesta terça (10), as temperaturas devem superar a marca dos 30°C em todas as regiões, com exceção das áreas de maior altitude. Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste próximas ao Rio Uruguai, os termômetros devem variar entre 35°C e 38°C com marcas pontualmente próximas dos 40°C. Em alguns pontos do Meio-Oeste, Grd. Florianópolis e Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar valores entre 33°C e 37°C.

Na quarta-feira (11), antes dos temporais, o calor fica ainda mais intenso em todo Litoral e em parte do Vale do Itajaí, com temperaturas variando entre 33°C e 38°C e marcas pontualmente maiores. Em áreas do Extremo Oeste, as temperaturas ainda ficam próximas dos 34/36°C.

A Defesa Civil recomenda:

  • Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
  • Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.