Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 07/2024 – O mês de julho de 2024 foi marcado por chuva frequente do centro ao leste e por nevoeiros densos

Meteorologista: Francine Sacco

A circulação marítima foi a principal responsável pela alta frequência de chuva entre os planaltos e o litoral catarinense. Em alguns eventos, a precipitação foi reforçada pela presença de instabilidades, resultando em episódios de chuva intensa e volumosa. Essa condição pode ser observada nos mapas de anomalia de chuva (a), que indicam precipitação acima da média em todas as regiões, e de dias sem precipitação superior a 1 mm (b), que mostram mais da metade do mês com chuva do centro ao leste do estado. No Grande Oeste, a chuva ocorreu de forma irregular ao longo do mês, mas com forte intensidade, já que, mesmo com menos eventos, os acumulados atingiram os valores esperados para o período.


(a)

(b)
Figura 1: Anomalia de chuva no mês de julho/2024 (a) e dias sem chuva em SC no mês de julho/2024 (b). Fonte: SDC/SC

 Os principais sistemas meteorológicos observados ao longo do mês foram as baixas pressões e as frentes frias com trajetórias mais marítimas, que impactaram principalmente o Litoral e áreas adjacentes.

A Figura 2 apresenta as ocorrências relacionadas às condições meteorológicas, nas quais a SDC foi acionada. Na Figura 2 (a), é possível ver que as ocorrências se concentraram nas áreas próximas ao Litoral, estando principalmente associadas a deslizamentos — uma condição típica de chuva frequente e persistente, como ilustrado na Figura 2 (b).



undefined

(a)



(b)
Figura 2: Ocorrências registradas pela SDC no mês de julho de 2024, (a) distribuição espacial e (b) percentual por região. Fonte: SDC/SC

No gráfico abaixo (Figura 3), são apresentados os eventos meteorológicos dia a dia que resultaram em ocorrências. Dentre eles, destaca-se a sequência de dias entre 11 e 15 de julho, que favoreceu a ocorrência de deslizamentos em diversos municípios, além de alagamentos e inundações.

Figura 3. Ocorrências por data em julho de 2024. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

Após essa sequência de dias chuvosos, a área entre o centro e o leste do estado passou a ser influenciada pela formação de nevoeiros, muitas vezes persistentes por se tratarem de nevoeiros marítimos. Como é comentado na Nota Meteorológica N° 064/2024. 

Figura 4: Nota meteorológica explicativa de nevoeiros observados em SC em julho de 2024. Fonte: SDC/SC.

Em síntese, o mês de julho apresentou chuva entre a normalidade e acima dela em todas as regiões catarinenses, mas com destaque para o Litoral e áreas próximas onde a precipitação ocorreu com maior frequência e volumes, resultando em transtornos à população. Os nevoeiros também foram frequentes e por vezes duradouros dificultando o trânsito em estradas e aeroportos.