Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Banco Mundial Realiza Primeira Visita em Santa Catarina para Obras de Mitigação

Foto: Airton Fernandes

A primeira missão técnica do Banco Mundial marca o início do processo para a assinatura de um contrato de financiamento destinado à execução de obras e serviços do programa Santa Catarina Protegida e Resiliente, apresentado na carta-consulta do COFIEX (Comitê de Financiamento Externo). As atividades começaram hoje com uma reunião na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, e o cronograma inclui visitas ao Alto Vale do Itajaí para inspeções em áreas prioritárias para obras de mitigação de desastres.

Especialistas do Banco Mundial em áreas como engenharia, meio ambiente, gestão social, finanças e aquisições participam de encontros com representantes locais. O objetivo é alinhar práticas de gestão, contratação e definir as prioridades para aplicação dos recursos nas iniciativas do programa.

“Essa é a primeira missão. Serão muitas até chegarmos à assinatura do contrato. Agora, começamos a alinhar a forma de contratação, gestão financeira e definição de quais obras e serviços serão contemplados com o financiamento”, explicou Reginete Panceri Diretora de Administração e Finanças da Defesa Civil.

O Secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a relevância do programa:“Santa Catarina Protegida e Resiliente representa um marco na gestão de riscos no estado. Os recursos provenientes deste financiamento serão essenciais para implementar projetos que protejam vidas e reduzam os impactos dos desastres naturais em nossas comunidades.”

O trabalho conjunto busca assegurar transparência e eficiência na alocação dos recursos, que financiarão projetos voltados à redução de riscos, prevenção de desastres  e à melhoria da infraestrutura de proteção em todo estado.

Embora a previsão para a conclusão do processo seja de 12 meses, os envolvidos manifestaram interesse em agilizar as etapas sempre que possível.

O cronograma desta semana para a missão técnica do Banco Mundial inclui visitas a obras já existentes no Alto Vale do Itajaí. Essas visitas têm o objetivo de realizar inspeções em áreas que são prioritárias para as futuras obras de mitigação de desastres. A visita a essas obras ajudará a equipe técnica a avaliar a infraestrutura atual e a planejar melhorias no âmbito do programa Santa Catarina Protegida e Resiliente.

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina