Previsão para os próximos 5 dias (01/12)
DOMINGO (01)
No domingo (01), o deslocamento de umidade do mar para o continente mantém a presença de nuvens, bem como condições para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia, da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, o calor combinado a formação e aproximação de uma frente fria resulta em pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa. A chuva começa na metade da manhã no Grande Oeste e se estende até o Litoral Sul a partir da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. O vento varia de nordeste a noroeste moderado, entre 30 e 40km/h, e com rajadas que superam 60km/h em alguns momentos no Grande Oeste e no Litoral. As temperaturas à tarde superam os 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e variam entre 23 e 26°C no restante do estado. Mar agitado com ondas de nordeste entre 1,5 e 2,0m.
SEGUNDA-FEIRA (02)
Na segunda-feira (02), a chegada da frente fria favorece a ocorrência de tempestades severas desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul, já nas primeiras horas da madrugada. Os temporais atingem as demais regiões do estado entre a madrugada e a manhã e tendem a perder força no final do dia. Associados aos temporais há condições para chuva forte, raios, rajadas muito intensas de vento e granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às tempestades e temporais, como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e interrupção de energia elétrica. Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, ambos fracos a moderados e com rajadas fortes na virada. O mar fica agitado na manhã, com ondas de nordeste/leste entre 1,5 e 2,0m que diminuem a partir da tarde.
TERÇA-FEIRA (03)
Na terça-feira (03), a instabilidade diminui na maior parte do estado e a condição para temporais fica restrita às áreas próximas da divisa com o PR, onde a chuva ocorre de forma intensa por alguns momentos, desde a manhã até o final da tarde. Nestas áreas o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas. Nas demais regiões do estado, variação de nuvens e condições para chuva por alguns momentos, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos. O vento predomina de sul, fraco a moderado. O mar volta a ficar agitado, agora com ondas de sudeste 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m da Grande Florianópolis para o sul. As temperaturas oscilam em torno de 28°C no Extremo Oeste e variam entre 17 e 23°C no restante do estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta-feira (04), uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo em SC e o sol volta a aparecer entre nuvens em todas as regiões. Este sistema também favorece um amanhecer de temperaturas mais baixas, sobretudo na Serra. Na quinta-feira (05) ocorrem maiores aberturas de sol, o que favorece a elevação das temperaturas e por isso, condições para trovoadas bem isoladas entre a tarde e o início da noite.