Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 10/10 – N° 091 – Chuva persiste entre esta quinta (11) e sexta-feira (12)

Desde a última terça-feira (08), áreas de instabilidade atmosférica vem favorecendo a ocorrência de chuva e temporais em SC. Neste período foram observados acumulados médios entre 50 e 80mm no estado, com pontuais que ultrapassaram esses valores. No Alto Vale ficaram abaixo do esperado, foram observados pontuais de até 60mm, entretanto, grande parte da bacia apenas observaram acumulados médios entre 30 e 40mm. 

Os modelos meteorológicos divergiam nos volumes previstos para a região do Alto Vale do Itajaí, sendo considerado em nosso aviso os cenários com maiores volumes de precipitação para fins de preparação. No monitoramento, foi observado que os piores cenários não se concretizaram, pois a umidade vinda do mar precipitou em grande parte nas regiões costeiras, trazendo volumes mais expressivos para o Baixo Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. Assim, a chuva no Alto Vale não foi muito significativa, ficando abaixo das projeções de maior risco dos modelos de alta resolução.

Com os volumes de chuva registrados na região do Alto Vale abaixo do que os modelos indicavam, os níveis dos rios apresentaram pequenas elevações, ainda dentro da normalidade, não sendo registradas nenhuma ocorrência quanto a extravasamentos.  

No Grande Oeste e no Planalto Norte, as pancadas de chuva tem vindo acompanhada de temporais isolados com raios. Já nas áreas do Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis, Litoral Norte parte da Serra e Litoral Sul, a chuva tem ocorrido de forma persistente, variando de fraca a moderada intensidade.

Entre esta quinta (10) e sexta-feira (11) a chuva persiste em Santa Catarina, devido a manutenção da circulação marítima, reforçada com a intensificação da região de baixa pressão. 

Até a sexta-feira (11), são esperados volumes médios entre 50 e 70mm nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. Já no Alto Vale os  volumes variam entre 30 e 50mm. Do Grande Oeste aos Planaltos entre 40 e 70mm. 

A atualização dos modelos hidrológicos nesta quinta-feira (10), apresentam uma redução nos níveis previstos para a bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, onde na região do Alto Vale, a tendência que os rios fiquem próximos a cotas de atenção. No município de Rio do Sul, o rio deve ficar entre 4,0 e 5,0 metros entre a sexta e o sábado (12).

Vale destacar que o risco segue MODERADO para alagamentos e enxurradas, nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, e nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, que devido a continuidade das chuvas e os temporais previstos para essa sexta-feira (11), podem causar extravasamento, principalmente em rios menores, como córregos e ribeirões. 

Com os acumulados abaixo do esperado e a persistência da chuva entre a quinta (10) e a sexta-feira (11), as condições geológicas apresentam nível MODERADO a ALTO para deslizamentos em toda a área com o risco para deslizamentos pontuais e esparsos.

Vale ressaltar que os deslizamentos ocorrem principalmente pela ocorrência de chuvas constantes que acabam por encharcar o solo que com o  aumento da umidade somado às altas declividade das encostas, acarreta movimentações de massa. 

Meteorologistas: Caio Guerra e Felipe Theodorovitz

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

Geólogo: Matheus Klein Flach