Previsão para os próximos 5 dias (12/09)
Elaborado em: 12/09/2024 às 05:00 – N° 256/2024
Meteorologista: Fernando Rafael
QUINTA-FEIRA (12)
Na quinta-feira (12) o sol aparece entre nuvens em todas as regiões, com exceção do extremo sul do Litoral Sul, onde o dia já começa com tempo encoberto. Entre a tarde e noite, a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens em toda SC. Nas áreas de divisa com o RS, haverá condições para pancadas de chuva e temporais isolados que podem provocar chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O vento segue predominando de norte/noroeste na maior parte de SC, mas vira para sul na faixa litorânea e nas demais áreas ao longo do dia com rajadas de até 70 km/h. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas marcam entre 28 e 34°C do Oeste aos Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas litorâneas marcam entre 20 e 28°C, com as menores temperaturas observadas no Litoral Sul.
SEXTA-FEIRA (13)
Na sexta-feira (13), a frente fria avança lentamente pelo estado, que associada a um sistema de baixa pressão, mantém a condição para pancadas de chuva e temporais na maior parte das regiões, especialmente nas áreas próximas ao RS, onde a instabilidade deve ser mais frequente durante o dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Entre as áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado, ainda espera-se sol e variação de nuvens na maior parte do dia. As temperaturas máximas ainda serão altas que somadas a umidade mais elevada deve favorecer sensação de abafamento com marcas entre 25°C e 30°C entre o Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais áreas, temperaturas entre 20°C e 25°C.
SÁBADO (14)
No sábado (14), o sistema de baixa pressão se afasta para alto mar e origina um Ciclone Extratropical, impulsionando o avanço da frente fria sobre o estado que ainda deve trazer chuva e temporais para a grande parte das regiões, que entre a tarde e noite, se concentrará entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Os ventos persistentes de sul com rajadas entre 60 e 75 km/h nas áreas costeiras também deixar o mar agitado em toda costa com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 2,5 m com picos de até 3 m e risco moderado para ocorrências associadas aos ventos e agitação marítima. As temperaturas mínimas devem ser invertidas e ocorrer à noite quando devem variar entre 5°C e 11°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 11°C a 16°C nas demais áreas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (15), a frente fria se posiciona sobre o Paraná, que somada a influência de uma área de baixa pressão, seguem mantendo o tempo instável com condição para temporais, especialmente no norte do estado, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Na segunda-feira (16), a formação de um novo Ciclone Extratropical em alto mar segue mantendo o tempo instável no centro/leste do estado, onde ainda haverá condição para pancadas de chuva.