Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Atualização: Atenção Meteorológica SDC/SC 24/08 08:00 – Frio intenso entre o final do sábado (24) e a segunda-feira (26)

Elaborado em: 24/08/2024 às 08:00 – N° 149/2024

Meteorologista: Nicolle Reis

Entre o final da tarde de sábado (24) e o amanhecer da segundad-feira (26), o avanço de uma massa de ar frio de origem polar intensifica o frio em todo o estado de Santa Catarina. Ao longo do sábado (24) as temperaturas variam pouco e diminuem consideravalemente à noite, quando devem ser registrados valores em torno de -2 e 0°C no Planalto Sul e de 0 a 4°C na porção central do estado e no Grande Oeste. No litoral e áreas próximas são esperadas temperaturas entre 6 e 10°C na noite do sábado.

O ar frio continua ganhando força entre a noite de sábado (24) e a manhã de domingo (25), quando há condições para precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada) nas áreas serrandas, principalmente nos pontos mais altos da Serra. Na manhã do domingo (25), com mínimas abaixo de 10°C em todo o estadoo estado. Entre o Meio-Oeste e os planaltos as mínimas atingem valores negativos, em torno de -2°C, mas podendo chegar a -4°C nos pontos mais altos. A sensação de frio continua durante a tarde, pois as temperaturas não devem ultrapassar os 5°C/6°C nos pontos mais altos da Serra, permanecendo abaixo de 10°C em grande parte do Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 10°C e 17°C nas demais localidades.

Na segunda-feira (26), com a chegada de ar mais seco e um céu mais limpo, as temperaturas devem cair ainda mais, aumentando a probabilidade de formação de geada na maior parte do estado. No amanhecer, as mínimas variam entre -4°C e -6°C nos pontos mais altos da Serra, enquanto na maior parte dos planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas ficarão próximas ou abaixo de zero. Essa situação traz risco alto nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas ao frio intenso, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desconforto térmico e hipotermia.

A Defesa Civil recomenda:

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados.
  • Mantenha a higiene das mãos.