Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil

3. Notícia
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina segue empenhado no desassoreamento do Rio Itajaí-Açu

Foto: Divulgação/SDC

O governo de Santa Catarina está empenhado em concluir a obra histórica de dragagem no Rio Itajaí-Açu e seus afluentes, no município de Rio do Sul. Iniciada em 13 de maio, essa ação é uma das prioridades do governo catarinense, visando melhorar a mitigação de enchentes na região do Alto Vale do Itajaí. A dragagem no rio que corta a cidade de Rio do Sul é essencial e consiste em um trabalho minucioso que enfrenta adversidades climáticas diárias para garantir a continuidade dos serviços.

A obra abrange aproximadamente 8,2 km dos rios da região, sendo 0,70 km no trecho do Rio Itajaí do Sul, 3,0 km no Rio Itajaí Oeste e 4,5 km no Rio Itajaí-Açu.

Os trabalhos de limpeza estão sendo realizados por  profissionais equipados  com  três conjuntos de  rebocador, escavadeira embarcada e cinco  balsas, sendo uma sexta já prevista para a próxima semana.

O processo acontece assim : A escavadeira embarcada retira os sedimentos, galhos e árvores tombadas diretamente dos leitos e margens dos rios, colocando-os nas balsas.

Estas, por sua vez, são rebocadas até um ponto de descarte temporário conhecido como “bota espera”. No bota espera, outra escavadeira em terra descarrega os materiais das balsas e os deixa secar. Uma vez secos, os detritos são finalmente transportados por caminhões até o local de descarte definitivo, o “bota fora”.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a importância desta operação: “Estamos empenhados em evitar que situações como as enchentes de 2023 voltem a ocorrer no Vale do Itajaí. O projeto de prevenção é amplo e diversificado, e a obra de desassoreamento é apenas uma das 26 obras previstas no programa, das quais 25 serão realizadas na região do Alto Vale.’’

Para a obra ocorrer com segurança o Rio Itajaí-Açu precisa estar com nível abaixo de quatro metros, isso explica os dias em que a obra precisa parar, após um volume de chuva expressivo. Porém a empresa responsável pela obra segue trabalhando nas margens do Rio. “É importante que a população saiba que o governo de Santa Catarina está oferecendo o melhor dos trabalhos para o desassoreamento que há quarenta anos não se fazia naquela região, por isso prezamos pela segurança de todas as partes que compõem essa obra “, afirma o Fabiano de Souza.

A execução dos serviços da obra está em, aproximadamente, 20% da extensão total do trecho previsto em projeto, conforme a última medição realizada em junho. As medições são feitas mensalmente, e a de agosto ainda não foi realizada. A conclusão da obra está prevista para outubro, com possibilidade de finalização até o final de novembro.

O investimento total do Governo de Santa Catarina para o desassoreamento dos rios e limpeza das margens é de R$16,2 milhões.

Além de prevenir desastres naturais, o projeto também contribui para a preservação ambiental dos rios, garantindo um ecossistema mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

Com a intensificação dos trabalhos e a colaboração de diversas frentes , o Governo de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de seus cidadãos, promovendo ações que visam a proteção contra desastres climáticos e a melhoria das condições de vida nas áreas afetadas.

Para mais informações sobre as ações de prevenção e segurança em Santa Catarina, acompanhe as atualizações no site oficial da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar