Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Nota Meteorológica – Próximos dias serão de frio intenso e tempo firme em SC

Elaborado em: 09 de Agosto de 2024

A chegada de uma massa de ar frio de origem polar associada a um sistema de alta pressão intensifica o frio nos próximos dias em SC, contribuindo para noites e madrugadas geladas e tardes com temperaturas baixas nas áreas serranas e amenas nas demais regiões. Entre a noite desta sexta-feira (08) e a madrugada de sábado (09) há uma pequena chance de precipitação invernal (chuva congelada, neve) e de maneira localizada em áreas do Planalto Sul e Meio-Oeste, especialmente nos pontos mais altos da Serra.

O sábado (09) ainda começa com bastante nuvens nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, mas ao longo do dia, a nebulosidade diminui nessas áreas e o sol predomina em todo estado. Entre a madrugada e o amanhecer há condições para formação de geada, especialmente em áreas do Planalto Norte, onde o céu fica mais aberto, o que deve favorecer a ocorrência de temperaturas mais baixas. As temperaturas mínimas nesse dia devem oscilar entre -3°C e 3°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 3°C a 10°C nas demais regiões.

O domingo (10) começa com a formação de nevoeiros em várias regiões do estado e com condição de geada entre o Grande Oeste, os planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana. Ao longo do dia, o sol predomina em todas as regiões e favorece a elevação gradual das temperaturas que devem oscilar entre 10°C e 15°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Meio-Oeste e de 17°C a 23°C nas demais áreas. Neste período, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao frio intenso como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. 

No início da próxima semana, a influência de uma nova massa de ar frio de origem polar que ingressa no estado, favorece o declínio ainda mais acentuado das temperaturas, especialmente entre terça (12) e quarta-feira (13) quando devem ser registradas mínimas abaixo de zero em várias regiões com condições favoráveis para ocorrência de geada. 

Além disso, é importante destacar as condições marítimas nesse período. Entre essa sexta-feira (09) e a tarde do sábado (10), o mar já fica agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de sul entre 2,0 m e 2,5 m e picos de até 3 m em alto mar com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. 

Entretanto, é a partir da segunda-feira (11) que a agitação marítima requer atenções ainda maiores, em função da formação de um ciclone extratropical em alto mar, distante da costa. Os ventos intensos associados a esse sistema em alto mar favorecem a condição de mar grosso no Litoral Sul, muito agitado na região de Florianópolis e no restante do litoral com risco muito alto a moderado, respectivamente para ocorrências associadas.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.