Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Nota Meteorológica SDC/SC 24/07 N°066 – Entendendo os nevoeiros

NOTA METEOROLÓGICA N° 066/2024

Elaborado em: 24 de julho de 2024

Os últimos dias chamaram bastante a atenção da população catarinense com devido a formação de nevoeiros, em especial nas áreas litorâneas e próximas a rios. A visibilidade foi bastante prejudicada, atrapalhando as condições de trânsito, navegação e aviação em alguns locais. 

O nevoeiro nada mais é do que uma nuvem, que se forma próximo ao solo, particularmente em dias de tempo estável e com pouco ou nenhum vento. Existem alguns tipos de nevoeiro, mas destaca-se dois principais que ocorrem comumente em Santa Catarina. Um deles é o chamado nevoeiro de radiação: este tipo é bastante comum no inverno, em dias de tempo firme. Sua formação ocorre entre a noite e madrugada em dias de céu aberto, quando a superfície esfria rapidamente devido a perda radiativa. As temperaturas mais baixas favorecem que o vapor d’água presente no ar condense, formando assim o nevoeiro.

O segundo tipo, conhecido como nevoeiro marítimo, se forma quando ocorre o transporte de ar quente e úmido de uma região do oceano avança sobre uma área de águas mais frias, o que novamente favorece a condensação do vapor d’água presente no ar. Muitas vezes, estes nevoeiros avançam em direção ao litoral e áreas próximas.

 Uma vez formado, a previsibilidade de duração de um nevoeiro é muito incerta, devido às complexas interações físicas envolvidas no processo. É importante redobrar os cuidados em situações de nevoeiros e respeitar as normas de trânsito específicas para esta condição. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.