Proteção e Defesa Civil de SC intensifica ações contra estiagem com entrega de reservatórios e kits de transporte de água

Foto: Divulgação/SPDC
Com a intensificação dos efeitos da estiagem em diversas regiões de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil tem ampliado o fornecimento de itens de assistência humanitária (IAH), como reservatórios de água e kits de transporte, aos municípios mais afetados ou com histórico de vulnerabilidade hídrica.
O apoio ocorre de duas formas: emergencialmente, por meio de decretos de situação de emergência ou calamidade pública; e preventivamente, para municípios que apresentam histórico recorrente de estiagem.
“Publicamos, em dezembro do ano passado, uma Instrução Normativa que prevê a destinação preventiva de reservatórios e kits de transporte de água. Assim, os municípios que têm maior suscetibilidade à estiagem podem solicitar os itens antes que a situação se agrave, o que já está acontecendo no estado”, explica Cel. Fernando Ireno Vieira, gerente de Assistência Humanitária.

Foto:Divulgação/SPDC
Segundo o gerente de Assistência Humanitária, o atendimento emergencial também continua em ritmo acelerado, especialmente após o agravamento da estiagem a partir do fim de fevereiro. “Temos recebido muitos pedidos. Além de fornecer os reservatórios, que variam de 5 mil a 20 mil litros, também disponibilizamos kits de transporte compostos por dois reservatórios de 5 mil litros montados em caminhões, com bomba para retirada e distribuição de água”, detalha o Cel. Ireno.
Os kits são instalados em pontos estratégicos das comunidades afetadas. A água é transportada por caminhões até os reservatórios, de onde as famílias podem coletá-la para consumo. O equipamento tem sido essencial em áreas do interior onde o abastecimento depende de poços artesianos ou superficiais que secaram com a estiagem.
Municípios atendidos
Entre os municípios que estão sendo atendidos de forma emergencial, após a decretação de situação de emergência, estão:
- Campo Erê
- Arvoredo
- Planalto Alegre
- Romelândia
- São Miguel da Boa Vista
Já os municípios que estão recebendo os itens de forma preventiva são:
- Mondaí
- Nova Itaberaba
- Abelardo Luz
- Jupiá
- Ipiaçu
A SPDC determina que o fornecimento preventivo exige que o município assine um termo de compromisso com o Estado, assumindo a responsabilidade pela infraestrutura necessária nos locais de instalação dos reservatórios.
A análise e aprovação dos pedidos são feitas pela Gerência de Assistência Humanitária (GEAHU) da Proteção e Defesa Civil, com base em critérios técnicos estabelecidos pela Instrução Normativa. Em geral, os pedidos são atendidos em sua totalidade, considerando a urgência e a gravidade da situação.
Com essas ações, o Governo do Estado busca minimizar os impactos da seca sobre a população, especialmente em regiões mais vulneráveis, e garantir acesso à água potável de forma segura e eficiente.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br