Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Florianópolis e Litoral Sul registram chuva equivalente ao mês de abril em pouco mais de 12 horas

Elaborado em: 10 de abril de 2025

Meteorologista Chefe: Felipe Theodorovitz 

Meteorologista: Caio Guerra

Entre a madrugada e a tarde desta quinta-feira (10), cidades do litoral catarinense, entre a capital e o Litoral Sul, registraram acumulados expressivos de chuva, resultando em diversos pontos de alagamentos e enxurradas. A chuva ocorreu devido a instabilidades e à atuação da circulação marítima — o deslocamento da umidade vinda do oceano em direção ao continente. Essas condições estavam previstas e foram divulgadas através do Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil desde terça-feira, 08.

Florianópolis e Imbituba foram os municípios que registraram os maiores volumes de chuva: 114 mm (Lagoa da Conceição) e 105 mm (Porto de Imbituba), conforme as estações da EPAGRI/CIRAM. Vale destacar que o mês de abril é um dos mais secos do ano nesta região. Sendo assim, esse acumulado corresponde à chuva esperada para todo o mês, em pouco mais de 12 horas.

A figura abaixo apresenta a estimativa de chuva através do radar meteorológico de Lontras. É possível observar que nas áreas em amarelo e vermelho, a chuva foi mais intensa. Nota-se que os maiores volumes ocorreram no oceano, próximo à costa catarinense, como indicava o Aviso Meteorológico. Ainda assim, cidades próximas ao litoral também tiveram acumulados significativos, devido à grande disponibilidade de umidade e aos sistemas de baixa pressão.

Figura 1. Acumulado de chuva estimados pelo radar de Lontras nas últimas 24 horas. Fonte: Secretaria da Proteção e Defesa Civil.

Previsão para as próximas horas

A circulação marítima segue provocando chuva persistente no litoral catarinense até pelo menos a manhã de sexta-feira, 11, especialmente entre a Grande Florianópolis, o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte. O Litoral Sul ainda terá registro de chuva, mas sem previsão de grandes acumulados.