Atualização: Atenção Meteorológica SDC/SC 09/04 09:00 – Chuva frequente e pontualmente intensa entre a noite de quarta (09) e a madrugada de sexta-feira (11)

Elaborado em: 09/04/2025 às 09:00 – N° 059/2025
Meteorologista: Jéssica Silva
Meteorologista Chefe: Felipe Theodorovitz
Entre a noite desta quarta-feira (09) e a madrugada de sexta-feira (11), sistemas de baixa pressão que se formam no continente e avançam em direção ao mar combinados com a circulação marítima, mantém o tempo instável em Santa Catarina, com condições para chuva frequente e por vezes intensas, principalmente na metade leste catarinense.
Entre o sul do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e partes da serra do Planalto Sul, onde o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, a chuva ocorre principalmente entre a noite desta quarta e a tarde de quinta-feira, podendo vir com forte intensidade e de forma persistente.
Nas demais áreas do estado, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, principalmente na quinta-feira, podendo ser intensa e acompanhada por raios em alguns momentos. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a algamentos e enxurradas pontuais.
A previsão dos próximos dias pode sofrer alteração nas áreas e períodos dos maior intensidade de chuva. Por isso, é de grande importância acompanhar as atualizações constantes das informações dos Avisos meteorológicos nos canais oficiais da SPDC.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.