Proteção e Defesa Civil de SC participa de fiscalização do transporte ferroviário de produtos perigosos

Foto: Divulgação/SPDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Gerência de Produtos Perigosos, participou, a convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de uma operação de fiscalização do transporte ferroviário de produtos perigosos no trecho entre Lages e Mafra. A ação integra o calendário da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2) e teve como objetivo verificar as condições de segurança no transporte desses produtos.
Este é o único trecho ferroviário do estado que realiza o transporte de produtos classificados como perigosos. Atualmente, são movimentadas três substâncias essenciais para o abastecimento da região:
•Óleo diesel (ONU 1202)
•Gasolina (ONU 1203)
•Álcool (ONU 1170)
Os produtos são trazidos do Paraná, provenientes de uma refinaria, e transportados em vagões-tanque até Santa Catarina. Na Estação Ferroviária de Lages, a empresa IDASA é responsável por descarregar a carga dos vagões para tanques estacionários, antes de distribuí-los às empresas que comercializam os combustíveis.
Fiscalização e segurança
A fiscalização faz parte de um esforço contínuo da CE-P2R2 para garantir que o transporte de produtos perigosos ocorra dentro das normas de segurança, minimizando riscos ambientais e prevenindo acidentes. Embora a maioria das operações do calendário anual da Comissão seja voltada para o transporte rodoviário, essa ação trouxe um olhar especial para o setor ferroviário, que também desempenha um papel estratégico no abastecimento do estado.
O gerente de Produtos Perigosos da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, Major Davi Augusto Lima, destacou a importância da operação:
“Essa fiscalização é fundamental para entendermos as dinâmicas do transporte ferroviário de produtos perigosos em Santa Catarina. Além de garantir a segurança da operação, permite que possamos aprimorar os protocolos de resposta a emergências nesse modal de transporte.”
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância dessas operações conjuntas, que envolvem diferentes órgãos reguladores, visando a segurança da população e a proteção do meio ambiente.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br