Proteção e Defesa Civil promove seminários mesorregionais para fortalecer municípios catarinenses

Foto: Airton Fernandes/SPDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina iniciou, nesta quinta-feira,27, uma série de seminários mesorregionais para fortalecer a atuação das Defesas Civis municipais. O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), na Capital catarinense, o encontro reuniu representantes de 67 municípios, entre prefeitos, vereadores e coordenadores municipais, objetivo foi apresentar os serviços da Proteção e Defesa Civil do estado e os planejamentos para os próximos anos.
A iniciativa busca aproximar a Proteção e Defesa Civil do Estado das novas administrações municipais, considerando que cerca de 70% dos prefeitos catarinenses foram eleitos pela primeira vez em 2024. Além disso, o evento destacou a importância da estruturação das Defesas Civis municipais para melhorar a capacidade de resposta a desastres e situações de emergência.
De acordo com o Secretário da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, essa é apenas uma das inúmeras iniciativas que o estado pretende fazer para os 295 municípios catarinenses. “Nosso compromisso é garantir que as Defesas Civis municipais tenham condições de atuar de forma eficiente, tanto na prevenção quanto na resposta a desastres. Esses seminários são uma oportunidade para apresentar nossa estrutura, estreitar a relação com os novos gestores e reforçar que o Estado está aqui para apoiar os municípios, oferecendo capacitação, equipamentos e suporte técnico.

Foto: Airton Fernandes/SPDC
Kit estrutura Municípios
Um dos temas centrais do seminário foi a fragilidade das estruturas municipais de Defesa Civil. Diagnósticos realizados pela secretaria e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2024 apontaram deficiências em equipamentos essenciais, como veículos para deslocamento e salvamento, tablets para vistorias e televisores para monitoramento.
Diante desse cenário, o governo estadual está preparando um kit estruturante, que será doado aos municípios para fortalecer suas operações. Esse kit garantirá que as Defesas Civis locais tenham condições mínimas para atuar na prevenção, monitoramento e resposta a emergências ao longo dos próximos quatro anos.
Segundo o diretor de Gestão de Risco e Adaptação Climática da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, o objetivo é garantir que todos os municípios tenham estrutura para atuar com eficiência:
“Esse diagnóstico nos mostrou que os municípios têm uma deficiência, uma vulnerabilidade por conta, principalmente, da falta de recursos. Por isso, o Estado está promovendo essa iniciativa, onde vamos repassar um kit completo para que cada município possa executar os trabalhos mínimos de proteção e defesa civil, tanto na parte de monitoramento quanto no atendimento à comunidade”, conclui Machado.

Próximos seminários
O seminário realizado em Florianópolis foi o primeiro de uma série de quatro encontros regionais. As próximas edições já estão agendadas para:
• 3 de abril – Xanxerê/SC
• 8 de abril – Blumenau/SC
• 15 de abril – Lages/SC
Os seminários mesorregionais reforçam o compromisso do Governo de Santa Catarina em capacitar e apoiar as administrações municipais, garantindo mais segurança para a população e eficiência nas ações de proteção e defesa civil.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br