Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 17/03 – Semana começa com tempo instável e temperaturas em gradativa elevação em Santa Catarina

Depois de um final de semana com grande amplitude térmica — manhãs frias e tardes com temperaturas mais elevadas —, a semana começa com sol, variação de nebulosidade e temporais isolados. No decorrer dos dias, as temperaturas entram em elevação, ainda com manhãs amenas, mas com tardes mais quentes em Santa Catarina. 

Nesta segunda-feira (17), o dia será de sol entre nuvens e aumento gradual das temperaturas ao longo das horas. A partir da tarde, a combinação do calor, umidade e instabilidades em diversos níveis da atmosfera favorecem a formação de temporais isolados, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, onde o risco é baixo para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. 

Na terça-feira (18), as condições para temporais aumentam na metade leste catarinense, com risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos pontuais.

A partir de quarta-feira (19), o tempo firme volta a predominar em todo o estado, com temperaturas amenas durante as primeiras horas da manhã. No entanto, no decorrer das horas, os termômetros disparam, garantindo a sensação de calor durante as tardes, com máximas se aproximando dos 35°C no Extremo Oeste e ficando próximas dos 30°C nas demais regiões.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.