Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (04/03)

Elaborado em: 04/03/2025 às 05:00 – N° 063/2025

Meteorologista: Francine Sacco

TERÇA-FEIRA (04)

A terça-feira (04) começa com mais nuvens e nevoeiros no Litoral e áreas próximas, onde não se descarta a chance de chuva fraca nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia o sol e o calor intenso voltam a predominar em todas as regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 30 e 35°C na maioria das regiões e oscilam de 36 a 38°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável. 

QUARTA-FEIRA (05)

Na quarta-feira (05), o tempo não se modifica muito no estado com relação aos dias anteriores. Apenas no Litoral a nebulosidade permanece presente e variável e com condições para chuva no amanhecer, mas ainda assim o sol predomina no decorrer do dia e as temperaturas se elevam rapidamente. As máximas ficam entre 30 e 34°C nas áreas centrais e na Serra e novamente superam os 35°C no Grande Oeste e Litoral Sul, chegando aos 37°C no Extremo Oeste. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. No Oeste e Extremo Oeste, todo esse calor combinado a disponibilidade de umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.

QUINTA-FEIRA (06)

Na quinta-feira (06), a circulação marítima ainda mantém a presença e variação de nuvens no Litoral e áreas próximas. Nas demais regiões do estado o sol predomina desde o início do dia, resultando em temperaturas elevadas novamente, com as máximas superando 30°C e chegando aos 36°C no Extremo Oeste e Litoral Sul à tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor e ao desconforto térmico. Em áreas do Extremo Oeste, não se descarta a ocorrência de temporais muito isolados entre a tarde e a noite, típicos de verão, com risco baixo para ocorrências associadas

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira-feira (07), sol, calor e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite em todas as regiões. Somente as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, permanece a presença e variação de nuvens devido à circulação marítima. No sábado (08), predomínio de sol e calor intenso em todas as regiões, em condições típicas pré-frontais. No final do dia há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o RS, devido ao calor e a formação de uma frente fria no estado vizinho.