Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (23/02)

Elaborado em: 23/02/2025 às 05:00 – N° 054/2025

Meteorologista: Francine Sacco

DOMINGO (23)

No domingo (23), o Litoral e áreas próximas permanecem sob influência da circulação marítima, que mantém a presença e variação de nuvens, assim como a condição para  chuva isolada, que é intercalada com momentos de melhoria. No Grande Oeste, o sol predomina e as temperaturas se elevam ainda mais, com relação aos dias anteriores, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva e aos temporais. As temperaturas máximas voltam a oscilar em torno dos 30°C em todas as regiões e a variar entre os 36 e 38°C no Grande Oeste. 

SEGUNDA-FEIRA (24)

Segunda-feira (21) com predomínio de sol e temperaturas altas, que favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, entre a tarde e noite, no Grande Oeste. Dos planaltos ao Litoral, sol com variação de nuvens e condições para chuva fraca e isolada na faixa litorânea, principalmente entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. As temperaturas ficam bastante elevadas, superando os 30°C em todas as regiões e se aproximando dos 38°C no Oeste à tarde. Com as temperaturas altas e a sensação de ar abafado o desconforto térmico fica ainda maior, por isso o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

TERÇA-FEIRA (25)

Na terça-feira (25), a circulação marítima perde força, favorecendo maior presença de sol no Litoral. Ainda assim, há condições para chuva isolada nos extremos do dia. Nas demais regiões, o sol predomina elevando as temperaturas, o que resulta em pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre a tarde e a noite. O risco para ocorrências associadas à chuva e aos temporais é baixo. As temperaturas permanecem bastante altas à tarde, superando os 30°C em todas as regiões e se aproximando dos 38°C no Oeste e no Litoral Sul. Com a persistência das temperaturas altas a sensação de ar abafado e de desconforto térmico ficam ainda maiores, por isso o risco permanece baixo a moderado para ocorrências associadas ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta (26) e quinta-feira (27), condições típicas de verão com predomínio de sol, calor e pancadas de chuva e temporais isolados entre as tardes e início das noites, por causa do calor combinado a umidade disponível. As temperaturas seguem elevadas, assim como a sensação de calor e ar abafado, principalmente à tarde, em todas as regiões catarinenses. O calor segue intenso em todo estado, sobretudo no Grande Oeste, onde as máximas seguem se aproximando dos 38°C.