Santa Catarina Se Recupera: Municípios Afetados por Chuvas Iniciam Retorno à Normalidade
Foto: DC/ Ascurra
O sábado de sol em boa parte do estado ajudou a amenizar os impactos das fortes chuvas no litoral catarinense. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil já contabiliza 320 desabrigados e 995 desalojados, e segue monitorando a situação e prestando assistência às vítimas. Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura.
Municípios afetados e volumes de precipitação
As cidades que decretaram emergência são: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar. Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas, seguido por Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).
Assistência humanitária
Equipes da Defesa Civil têm enviado ajuda humanitária para os municípios mais afetados. Até o momento, Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú já receberam apoio emergencial. Além disso, abrigos foram disponibilizados para a população desalojada.
Foto: Roberto Zacarias/Secom
Previsão do tempo
Embora o sábado tenha trazido um alívio temporário, a previsão para o fim de semana indica mais chuva para o estado. A partir da tarde de hoje (18), a instabilidade volta a ganhar força, com a formação de áreas de instabilidade, pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente nas regiões do Litoral e áreas adjacentes.
Para domingo (19) e segunda-feira (20), espera-se a chegada de uma frente fria, com temporais mais intensos. O risco de danos estruturais é elevado, com alerta de risco moderado nas áreas em amarelo e alto nas regiões em laranja.
Orientações da Defesa Civil
- Procure abrigo seguro: Evite atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Busque sempre um local seguro.
- Cuidado nas encostas: Áreas de risco, como morros e encostas, devem ser evitadas devido ao risco de deslizamentos.
- Verifique estruturas ao redor: Fique atento a árvores inclinadas, postes e rachaduras em muros, que podem indicar risco de queda.
Essas medidas são essenciais para minimizar os riscos durante as fortes chuvas. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br