Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Atualização: Aviso Geológico SDC 16/01 – Risco para fluxo de detritos e deslizamentos  entre a sexta-feira (17) e o domingo (19)

Elaborado em: 17/01/2025 às 08:00 – N° 001/2025

Geólogo: Matheus Klein Flach

Diante das chuvas torrenciais ocorridas no Médio e Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis na quinta-feira (16) e na madrugada desta sexta-feira (17) os acumulados registrados ultrapassaram os 300 milímetros em diversos municípios destas regiões. Dessa forma, as condições de fragilização do solo para aumento de risco para movimentação de massa (deslizamentos) se intensificaram. Por isso, o risco é MUITO ALTO para deslizamentos em toda a região vermelha do mapa e ALTO para as áreas em laranja.

Ressalta-se que as movimentações de solo podem ocorrer nas áreas já fragilizadas pelas chuvas ocorridas, mas não deve-se descartar deslizamentos em áreas que antes não apresentavam risco. 

Atenção redobrada às áreas mais críticas do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde cidades já se encontram em ALERTA MÁXIMO para o risco de deslizamentos, principalmente em áreas de encosta e taludes rodoviários.

É fundamental que a população esteja atenta a sinais de movimentação de solo, como trincas em paredes e muros, orientação de postes e árvores, estes nas encostas, e desníveis em terrenos, nesses casos, é recomendado buscar um local seguro. Dessa forma, caso esteja em área que não apresente risco a deslizamentos, se possível, permanecer abrigados e longe de áreas com risco.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil mantém monitoramento contínuo e reforça a necessidade de seguir as orientações dos alertas emitidos. Em caso de emergência, contate os números 199 ou 193.

A Proteção e Defesa Civil recomenda:

  • Inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
  • Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
  • Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
  • Rachaduras ou fendas em encostas e paredes;
  • Muros e paredes estufadas;