Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Aviso Geológico SDC 16/01 – Risco para fluxo de detritos e deslizamentos  entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17)

Elaborado em: 16/01/2025 às 13:30 – N° 001/2025

Geólogos: Matheus Klein Flach e Gabriela Bessa

Devido aos acumulados de chuva já registrados, foram emitidos Alertas Geológicos para risco de movimento de solo em cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Destacam-se municípios como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú na região do Baixo Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos na Grande Florianópolis.

Com a previsão de continuidade das chuvas no Litoral de Santa Catarina e os altos acúmulos registrados nas regiões afetadas, as condições geológicas permanecem em risco MUITO ALTO para as áreas indicadas em vermelho no mapa e risco ALTO nas áreas em laranja no mapa para deslizamentos e principalmente fluxo de detritos que acompanham as enxurradas em toda a área.

Ressalta-se que as movimentações de solo podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas e fragilizadas pelas chuvas já ocorridas. É fundamental que a população esteja atenta a sinais de movimentação de solo, como trincas em paredes e muros, orientação de postes e árvores, estes nas encostas, e desníveis em terrenos.

Com as condições ambientais indicando novos acúmulos significativos no decorrer do dia até a próxima madrugada, recomenda-se atenção redobrada às áreas mais críticas do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil mantém monitoramento contínuo e reforça a necessidade de seguir as orientações dos alertas emitidos. Em caso de emergência, contate os números 199 ou 193.

A Proteção e Defesa Civil recomenda:

  • Inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
  • Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
  • Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
  • Rachaduras ou fendas em encostas e paredes;
  • Muros e paredes estufadas;