NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 03/01 – Frente fria favoreceu a ocorrência de temporais em SC na última quinta-feira (02)
As altas temperaturas somadas a passagem de uma frente fria e ventos mais intensos em altitude favoreceram a formação de temporais em várias regiões do estado ao longo da última quinta-feira (02). Esses temporais provocaram chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e granizo, que foram responsáveis por causar ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e de árvores e danos na rede elétrica em vários municípios, especialmente no Oeste, onde os temporais tiveram início ainda durante a madrugada.
Nas imagens do radar meteorológico de Chapecó (produto CAPPI) e de satélite do GOES-16, é possível observar a formação de instabilidades sobre a região. Através do radar (Figura 1), é possível identificar valores altos de refletividade (próximos de 60 dBZ), compatíveis com assinaturas de tempestades intensas. Além disso, as imagens de satélite (Figura 2) também mostram a presença de nuvens de tempestade sobre a região com topos bastante frios, caracterizadas por apresentarem grande desenvolvimento vertical.
a) | b) |
Figura 01. Sequência de imagens do produto de refletividade (CAPPI (dBZ)), do radar do Oeste no dia 02 de janeiro de 2025, no momento mais intenso da tempestade, às 02h12 (a) e 02h30 (b), no horário local. |
a) | b) |
Figura 02. Sequência de imagens do satélite Goes-16 (Canal Infravermelho), no dia 02 de janeiro de 2025, no momento mais intenso das tempestades, às 02h10 (a) e 02h30 (b), no horário local. |
Um dos municípios mais atingidos pelos fortes ventos decorrentes das tempestades na região foi Romelândia, provocando fortes rajadas de vento e causando destelhamentos em pelo menos 20 residências, além de queda de árvores, conforme levantamento prévio realizado pela Defesa Civil (Figura 3). Em Xanxerê, também no Oeste catarinense, uma intensa tempestade por volta das 19h40 da noite também foi responsável por favorecer ocorrências semelhantes.
a) | b) |
Figura 03. Destelhamentos (a) e queda de árvores (b) foram registradas no município de Romelândia no Oeste após a passagem do temporal.Fonte: SDC/SC |
A frente fria responsável por esses temporais, no entanto, já se afastou do estado. Nesta sexta-feira (03), ainda há condições para pancadas de chuva e temporais muito isolados, com risco baixo para ocorrências. No final de semana, a instabilidade diminui ainda mais, ficando concentradas em áreas do leste do estado (próximas ao litoral), onde ainda haverá condições para pancadas de chuva típicas de verão, especialmente entre as tardes e noites e de forma isolada, com risco baixo para ocorrências.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.