Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

 Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 06/2024 – Junho foi um mês quente e com chuvas abaixo da média em parte do estado

Meteorologista: Fernando Rafael

Junho de 2024 marcou o início do inverno no hemisfério sul. No entanto, o mês teve poucos episódios de frio, o que resultou em temperaturas acima da média no estado. Isso foi causado por bloqueios atmosféricos, que impediram a chegada mais intensa de frentes frias e massas de ar gelado em Santa Catarina.

Em relação à precipitação, as áreas próximas ao Rio Grande do Sul registraram os maiores acumulados. No extremo sul catarinense, os volumes de chuva ultrapassaram os 400/500 mm, valores considerados acima da média para o mês. Em contraste, no centro e nas regiões próximas ao Paraná, os acumulados foram menores, variando entre 50 e 100 mm, abaixo do esperado para o período, como pode ser observado na Figura 01.

Figura 1. Anomalia de precipitação no estado no mês de Junho de 2024. Fonte: SDC/SC 

O principal evento de chuva de junho ocorreu entre os dias 15 e 17, quando uma frente estacionária afetou o norte do Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina. A precipitação foi persistente e volumosa, com acumulados superiores a 360 mm em Praia Grande, 237 mm em Balneário Gaivota e 234 mm em Sombrio, em um intervalo de apenas 48 horas, conforme mostra a Tabela 1.

Tabela 1. Acumulado de chuva registrado num intervalo de 48h entre os dias 15 e 17/06.  

Os elevados acumulados de chuva foram responsáveis por provocar alagamentos e inundações em vários municípios do Litoral Sul, como em São João do Sul (Figura 2).

Figura 02: Alagamentos e inundações em São João do Sul. Fonte: Defesa Civil municipal. 

Na segunda quinzena do mês, que representa o início do inverno, foi marcado pelo avanço mais frequente de frentes frias pelo. Além disso, um maior número de massas de ar frio ingressaram no estado: em 30 de Junho, foram registrados -7,2°C em Urupema, -6,7°C em São Joaquim, -5,7°C em Urubici e -4,1°C em Painel, municípios localizados na serra catarinense.