Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 04/2024 – Abril chuvoso no leste catarinense
Meteorologista: Caio Guerra
Abril de 2024 foi mais um mês atípico em Santa Catarina, marcado por frequentes episódios de chuva, impulsionados principalmente pela circulação marítima, fenômeno pouco comum nesta época do ano. De acordo com a anomalia de precipitação, todo o estado registrou acumulados acima da média, com destaque para a Grande Florianópolis, onde os totais ficaram 200 mm acima do normal. Em algumas áreas de encosta, tanto na Grande Florianópolis quanto no Extremo Sul do estado, os acumulados superaram 400 mm, configurando um cenário de chuva intensa e recorrente.
Figura 1. Distribuição espacial da anomalia de chuva ao longo do mês de abril de 2024 em Santa Catarina. Dados: Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.
O período de maior impacto ocorreu entre os dias 9 e 16 de abril, quando ventos intensos vindos de leste, fenômeno conhecido popularmente como Lestada, provocaram grandes volumes de precipitação. A Grande Florianópolis Litorânea foi a região mais afetada, com destaque para Santo Amaro da Imperatriz, que registrou cerca de 500 mm de chuva — cinco vezes o volume esperado para o mês de abril.
Figura 2. Chuva acumulada entre a manhã de terça-feira, dia 09, e terça-feira, dia 16. Dados: Epagri/Ciram e INMET. Arte: SDC.
Além disso, foram registrados temporais e chuvas intensas, com impactos significativos em curtos períodos de precipitação. No final do mês, a passagem de uma frente fria, no dia 28, causou alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Oeste de forma isolada, mas com maior intensidade no Litoral Norte e no Médio Vale do Itajaí. No município de Ponte Serrada, o acumulado foi de 53 mm em apenas uma hora, o que resultou em alagamentos e enxurradas. A Figura 3 apresenta algumas das ocorrências registradas no município.
Figura 3. Imagens das ocorrências em função dos altos acumulados de chuva em curto período de tempo na tarde do domingo (28) em Ponte Serrada. Fonte:SDC/SC.