ATUALIZAÇÃO: Atenção Meteorológica SDC/SC 08/12 – Chuva volumosa e intensa em alguns momentos neste domingo (08) e na segunda-feira (09)
O domingo (08) começou com uma trégua na chuva em boa parte de Santa Catarina. Com o posicionamento da frente fria sobre o Paraná, a chuva mais intensa está restrita ao estado vizinho nesta manhã. Este deslocamento do sistema também favoreceu a virada do vento para a direção sudeste, o que está mantendo a condição para chuva fraca e persistente no Litoral e áreas próximas, sobretudo no Litoral Sul e no Vale do Itajaí.
No decorrer da tarde deste domingo (08) a frente, no mar, associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, volta a recuar e se aproximar do estado, o que volta a favorecer a ocorrência de chuva em todas as regiões, porém com maior intensidade e volumes acumulados na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Norte, atingindo também parte do Vale do Itajaí.
Esta condição de chuva, com intesidade pontualmente moderada a forte, tende a se manter até a noite da segunda-feira (09) quando a instabilidade mais intensa se afasta para o mar e Santa Catarina passa a ser influenciada apenas pela circulação marítima.
Os volumes médios acumulados previstos permanecem elevados para o estado, mas principalmente entre o Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí. Porém se comparados aos já observados tendem a ser menores.
Até o final do evento, nas áreas em laranja são esperados, em média, volumes entre 50mm e 80mm com pontuais entre 100 e 150mm mais restritos as áreas de divisa com o Paraná, o que mantém o risco alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
As demais áreas do estado, que estão em amarelo no mapa, também vão permanecer com chuva frequente, porém com volumes menores, variando entre 30 e 50mm do Extremo Oeste ao Planalto Sul e de 40 a 60mm com pontuais próximos a 80mm desde o Litoral Sul até o Baixo Vale do Itajaí e mais o Planalto Sul. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
A Defesa Civil recomenda:
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.