Previsão para os próximos 5 dias (16/11)
Elaborado em: 16/11/2024 às 05:00 – N° 321/2024
Meteorologista: Jéssica Silva
SÁBADO (16)
O sábado (16) será marcado por chuva persistente nas áreas litorâneas do estado, devido à circulação marítima e instabilidades em diversos níveis da atmosfera. As chuvas mais expressivas devem ocorrer no período da manhã, principalmente nas regiões entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, onde o risco é moderado para alagamentos e demais transtornos associados à chuvas persistentes. O dia já deve amanhecer abafado no Oeste, onde o calor ganha força durante a tarde, com máximas que podem passar dos 35°C. Já no litoral e proximidades, com a nebulosidade presente, as temperaturas sobem pouco, permanecendo na casa dos 26°C. Nas demais áreas do estado, os termômetros chegam aos 28°C.
DOMINGO (17)
No domingo (17) a circulação marítima perde força e o sol volta a aparecer entre nuvens em todo o estado. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte ainda há condição para chuvas rápidas, principalmente no amanhecer e anoitecer, mas não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. O domingo já amanhece com temperaturas na casa dos 20°C no Oeste e no litoral, enquanto nas demais áreas variam de 13 a 18°C. O calor segue predominando durante a tarde, com temperaturas que superam 28°C na maior parte do estado e, novamente chegam aos 35°C no Oeste.
SEGUNDA-FEIRA (18)
A segunda-feira (18) inicia com variação de nebulosidade e tempo firme no estado. No decorrer das horas, as nuvens tendem a diminuir, o sol aparece mais, as temperaturas sobem e faz calor à tarde. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria, somada a disponibilidade de calor e umidade, favorece a condição para temporais isolados em praticamente todas as regiões. Nas áreas litorâneas a chuva é reforçada pela circulação marítima, com condições para chuvas pontualmente intensas, principalmente no Litoral Norte.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Já na terça-feira (19), o avanço da frente fria reforça as instabilidades, provocando chuva pontualmente intensa e temporais em todas as regiões, principalmente a partir da tarde. Na quarta-feira (20) as instabilidades persistem em todo o estado e ganham força no litoral, onde são esperados volumes de chuva elevados, aumentando o risco para transtornos como alagamentos, enxurradas pontuais e eventuais deslizamentos, principalmente nas áreas de risco.