Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (04/11)

Elaborado em: 04/11/2024 às 05:00 – N° 309/2024

Meteorologista: Caio Guerra

SEGUNDA-FEIRA (04)

Na segunda-feira (04) as instabilidades perdem força, mas a chuva persiste em Santa Catarina. A intensa circulação marítima mantém o tempo chuvoso nas áreas litorâneas, já no Oeste podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada. Nos planaltos e Meio Oeste o tempo nublado é predominante. Permanece risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva persistente. O tempo fechado mantém as temperaturas amenas dos planaltos ao litoral norte, próximas a casa dos 23°C, enquanto no Extremo Oeste e no Litoral Sul pode se aproximar dos 30°C.

TERÇA-FEIRA (05)

Na terça-feira (05) o tempo segue instável, com condições similares aos dias anteriores. A circulação marítima mantém condição para chuvas isoladas nas áreas litorâneas, que intercalam com períodos de sol. A chuva pode ganhar força no Litoral Sul, em especial nas áreas de encosta. No oeste, devido ao aquecimento e disponibilidade de umidade, permanece risco para pancadas de chuva e temporais. O risco é baixo a moderado ocorrências associadas aos temporais no Oeste e a chuva intensa no Litoral Sul. Com maiores aberturas de sol, as temperaturas voltam a subir em todo o estado, marcando valores entre 25 a 33°C no período da tarde. 

QUARTA-FEIRA (06)

Na quarta-feira (06) aumenta as condições para pancadas de chuva em todo o Grande Oeste catarinense, devido ao aquecimento e disponibilidade de umidade, há condições para temporais. Já no litoral, o tempo segue nublado e com chuva devido a persistência da circulação marítima. Ao longo do dia, as chuvas intercalam com períodos de sol. O risco é baixo a moderado ocorrências associadas aos temporais e a chuva persistente. A sensação é de calor no período da tarde, com temperaturas máximas em torno de 27 e 33°C no período da tarde. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (07) e a sexta-feira (08), a aproximação e avanço de uma frente fria aumenta as instabilidades no estado, com risco para temporais e chuva intensa em todas as regiões.