NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 02/10 – N° 089 – Temporais e chuva intensa nesta quarta-feira (02)
Conforme os Avisos Meteorológicos emitidos pela SDC/SC nos últimos dias (Figura 1), nesta quarta-feira (02), uma frente fria atua sobre Santa Catarina causando chuvas e temporais. O Aviso indicava um risco moderado a alto para quedas de galhos e árvores, destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
Figura 1: Avisos meteorológicos em nível de atenção para temporais e chuva intensa entre quarta e quinta-feira (03). |
Durante a madrugada e manhã, os temporais se concentraram no Planalto Sul e no Litoral Sul, afetando também a Grande Florianópolis, com muitas descargas elétricas e ventos fortes. Nos momentos mais intensos, o radar meteorológico de Lontras registrou temporais com chuva forte, raios e granizo, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A Figura 2 ilustra a movimentação das tempestades vindas do estado gaúcho.
Figura 2: Composição das imagens dos radares meteorológicos na madrugada (03:50 horário local) do dia 02 de Outubro. Produto Cappi (dBz).
Estas tempestades provocaram diversos estragos devido a sua intensidade e tamanho do granizo. Na Figura 3, são apresentados registros de uma comunidade afetada em Bocaina do Sul.
Figura 3: Granizo ocorrido na madrugada da quarta-feira (02), no município de Bocaina do Sul. |
As chuvas foram intensas pela madrugada e manhã, contudo, à tarde, a intensidade diminuiu na maior parte do estado, tornando-se uma chuva persistente. A exceção foi o Planalto Norte, próximo à divisa com o Paraná, onde uma intensa tempestade se formou devido ao calor e às instabilidades. Neste final de tarde, a chuva permanece fraca na maior parte do estado, com pancadas do centro ao norte, conforme mostrado nas imagens dos radares (Figura 4).
Figura 4: Composição das imagens dos radares meteorológicos nesta tarde (15:00 horário local) do dia 02 de Outubro. Produto Cappi (dBz).
Os acumulados de precipitação foram significativos em várias regiões, com destaque para o Planalto Sul, onde os valores superaram 100 mm. A Tabela 1 apresenta os maiores acumulados das últimas 24 horas em Santa Catarina.
Nas próximas horas, a frente fria se afasta para o alto mar, reduzindo gradualmente as instabilidades no estado. Por isso, o risco para ocorrências de temporais e chuva pontualmente intensa também diminui.
Tabela 1: Tabela dos maiores acumulados registrados nesta quarta-feira (02).
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue em constante monitoramento da chuva e possíveis temporais. Portanto, lembre-se de se manter atento aos nossos Avisos e Alertas publicados no site e mídias sociais.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.