Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil

3. Notícia
  5. Segurança, Agilidade e Economia:...

Segurança, Agilidade e Economia: Defesa Civil de SC Reforça Infraestrutura Municipal com Entrega de Kits de Transposição Metálicos

Foto: Airton Fernandes

Nesta segunda-feira, 16 de setembro de 2024, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina entregou dois kits de transposição metálicos ao município de Monte Castelo. Com 15 metros de comprimento cada, os kits serão utilizados para substituir uma ponte danificada por eventos naturais adversos na localidade de Rancho Grande.

O que são os kits de transposição metálicos?

Os kits de transposição metálicos são estruturas modulares reutilizadas, compostas por vigas metálicas provenientes da reforma da Ponte Hercílio Luz. Estes kits são projetados para a construção rápida e eficiente de pontes provisórias ou definitivas. As vigas passaram por um processo de jateamento com areia seguido da aplicação de produtos anticorrosivos para garantir sua integridade e durabilidade, permitindo que continuem a atender às necessidades de mobilidade e segurança das comunidades.

Para que servem?

Os kits de transposição metálicos servem para substituir pontes, pontilhões e bueiros que foram danificados ou destruídos por desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e eventos meteorológicos severos. Eles são uma solução prática e eficiente para restabelecer o tráfego em áreas afetadas, garantindo o acesso seguro e a continuidade dos serviços essenciais.

Os Kits trazem como benefício, a eficiência na reposição das estruturas , a durabilidade e segurança, já que as vigas de aço foram tratadas com produtos anticorrosivos. Sem falar na sustentabilidade ou seja o reaproveitamento do material, reduzindo assim o desperdício de materiais e promovendo a economia.

Um outro benefício desses materiais é a agilidade nas obras , a modularidade dos kits permite uma montagem rápida e simplificada, facilitando a execução das obras e a retomada dos acessos em um curto período de tempo.

Entre 2023 e 2024, foram entregues cerca de 193 kits de transposição metálicos, com tamanhos variando entre 4 e 15 metros. Essas estruturas têm desempenhado um papel crucial na recuperação de infraestruturas danificadas e na promoção da acessibilidade e segurança em todo o estado.

O Diretor de Obras e Projetos Especiais da Secretaria, Ailton Lopes Filho, destacou a importância da iniciativa: “Os kits de transposição metálicos são uma solução eficaz e econômica para garantir a continuidade dos serviços essenciais em áreas afetadas por desastres naturais. Nossa prioridade é assegurar que as comunidades afetadas possam se recuperar rapidamente e com segurança, e a entrega desses kits é um exemplo do nosso compromisso com a resiliência e a segurança das pessoas.”

A entrega dos kits ao município de Monte Castelo reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil com a segurança e a resiliência das comunidades catarinenses. A iniciativa demonstra a eficácia das soluções adotadas e a importância do reaproveitamento de recursos para enfrentar os desafios impostos por desastres naturais.

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar