Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (10/09)

Elaborado em: 10/09/2024 às 05:00 – N° 254/2024

Meteorologista: Francine Sacco

TERÇA-FEIRA (10)

A terça-feira (10) começa novamente sob influência do nevoeiro marítimo no Litoral e no Vale do Itajaí, que diminui ao longo da manhã e volta a intensificar a partir do meio/final da tarde. Nas demais regiões o sol aparece entre nuvens. No final da tarde há condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral, devido ao calor e a instabilidade em médio níveis da atmosfera, com risco baixo para ocorrências relacionadas às trovoadas. O vento predomina de nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 40 e 60km/h entre o Litoral Sul e Florianópolis. As temperaturas máximas seguem elevadas variando de 30°C a 38°C no Oeste e Litoral Sul e de 24°C a 31°C nas demais regiões. Além do calor intenso à tarde, a umidade do ar fica baixa, sobretudo no oeste, favorecendo risco moderado para transtornos à saúde como desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar apresenta agitação localizada, por causa do vento nordeste, com ondas de nordeste entre 1,5 e 2,0m no Litoral Sul. 

QUARTA-FEIRA (11)

   Na quarta-feira (11) há condições favoráveis para formação de nevoeiros ao amanhecer, mas que no decorrer da manhã dissipam, dando lugar ao predomínio do sol. O vento varia de norte a noroeste, com intensidade moderada e com rajadas próximas a 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul. O risco é baixo para ocorrências associadas ao vento. O dia já começa abafado com mínimas entre 20°C e 25°C no Litoral Sul e no oeste e de 12°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas chegam novamente aos 38°C no Oeste e Litoral Sul e variam de 27°C a 32°C nas demais regiões, com exceção das áreas próximas ao mar onde não passam dos 24°C. A umidade do ar continua baixa entre o Grande Oeste e os planaltos e parte do Litoral Sul, oferecendo risco moderado para transtornos à saúde como desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. 

QUINTA-FEIRA (12)

Na quinta-feira (12) o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. No decorrer da tarde, a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens em toda SC, assim como condições para pancadas de chuva e temporais isolados (com raios, rajadas de vento e granizo), nas áreas de divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas ao temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. O vento segue predominando de norte/noroeste na maior parte do estado, mas vira para sul na faixa litorânea, ambos com rajadas de superam os 60km/h. O risco é baixo para ocorrências relacionadas ao vento. No amanhecer temperaturas altas no oeste novamente. À tarde  as máximas chegam aos 35°C no Grande Oeste mais uma vez e variam entre 24 e 33°C no restante do estado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (13), a frente fria avança pelo estado, associada a um sistema de baixa pressão, mantendo a condição para chuva e temporais em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. No sábado (14) a instabilidade diminui no Grande Oeste, mas as áreas entre os planaltos e o Litoral permanecem com condições para chuva, que por alguns momentos ocorre com forte intensidade, mantendo o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.