Previsão para os próximos 5 dias (08/09)
Elaborado em: 08/09/2024 às 05:00 – N° 252/2024
Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke
DOMINGO (08)
O domingo (08) inicia com a formação de nevoeiros de radiação no interior do estado e marítimos no litoral, onde devem perdurar durante o dia. Ao longo do período o tempo fica nublado com aparições de sol em grande parte do litoral e com predomínio de sol e poucas nuvens nas outras regiões. Ainda, devido ao aquecimento combinado com a umidade vinda do oceano, no Litoral Sul e no Planalto Sul podem ocorrer pancadas de chuva rápidas entre a tarde e a noite, com risco baixo para ocorrências associadas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de quadrante norte e virando de sul no litoral ao longo da noite, com rajadas moderadas do Extremo Oeste ao Planalto Sul durante a tarde. As temperaturas mínimas marcam entre 16 e 26°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e ficam entre 12 e 18°C nas demais áreas. As máximas variam entre 29 e 39°C pelo estado, com as maiores marcas esperadas no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul, devido a persistência dos nevoeiros e da nebulosidade, nas áreas costeiras as temperaturas variam entre 21 e 28°C. Nas horas mais quentes do dia a umidade do ar diminui, atingindo valores abaixo de 30% entre o Grande Oeste e os planaltos, trazendo risco baixo a moderado para ocorrências como desidratação. Mar pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste, alturas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m em alto mar e mar calmo da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, com ondas entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m em alto mar.
SEGUNDA (09)
A segunda-feira (09) terá formação de nevoeiros marítimos no litoral e no Vale do Itajaí que persistem durante todo o período em algumas áreas. Ao longo do dia a presença de nuvens altas deixa o tempo nublado em todas as regiões, com maiores períodos em que o sol aparece nas regiões interioranas. Entre o Planalto e o Litoral Sul há condições para pancadas de chuva rápidas entre a tarde e a noite, com risco baixo para ocorrências associadas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte, com rajadas moderadas à tarde, entre o Extremo Oeste e a Grande Florianópolis ao longo da tarde. O amanhecer será com temperaturas que variam entre 17 e 27°C no Grande Oeste e marcam entre 13 e 19°C nas outras áreas. À tarde, as máximas ficam 19 e 25°C nos pontos mais altos da Serra, no Litoral Sul e nas regiões costeiras e oscilam entre 28 e 38°C no restante do estado. Nas horas mais quentes do dia a umidade do ar continua baixa entre o Grande Oeste e os planaltos, com risco baixo a moderado para ocorrências como desidratação.
TERÇA-FEIRA (10)
A terça-feira (10), novamente amanhece com nevoeiros marítimos no litoral e no Vale do Itajaí, que dissipam ao longo da manhã e voltam a se formar a partir do final da tarde. O sol predomina entre poucas nuvens no Oeste, Extremo Oeste e em parte do Meio-Oeste e do Planalto Sul, nas demais regiões o tempo permanece nublado com aparições de sol ao longo do período. O vento sopra de quadrante norte com intensidade fraca a moderada e com rajadas moderadas entre a costa do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. As mínimas variam entre 17 e 28°C no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral Sul, marcando entre 10 e 19°C nas demais áreas. À tarde as máximas se elevam bastante, ficando entre 23 e 29°C nos pontos mais altos da Serra e nas áreas costeiras, oscilam entre 33 e 37°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul e marcam entre 30 e 35°C no restante de SC. Nas horas mais quentes do dia a umidade do ar continua baixa no Grande Oeste, nos planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana, com risco baixo a moderado para ocorrências como desidratação.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta-feira (11) a condição de predomínio de sol em grande parte do estado, acompanhado de calor intenso e com baixa umidade do ar segue predominando. À tarde as temperaturas ficam ainda mais altas, quando devem ultrapassar os 40°C em pontos do Litoral Sul. A quinta-feira (12) inicia com poucas nuvens, mas ao longo dia, com a aproximação de uma frente fria que atua no RS, a nebulosidade aumenta no estado e entre a tarde e à noite há condições para pancadas de chuva com trovoadas nas áreas de divisa com o estado vizinho, com risco baixo para ocorrências associadas.