Atenção Meteorológica SDC/SC 23/08 15:30 – Frio intenso entre o final do sábado (24) e a segunda-feira (26)
Elaborado em: 24/08/2024 às 15:30 – N° 149/2024
Meteorologista: Fernando Rafael
O ar frio de origem polar, combinado ao avanço de um sistema de alta pressão pelo interior do continente, contribui para o aumento do frio em Santa Catarina entre o final do sábado (24) e o início da manhã de segunda-feira (26). As temperaturas mínimas do sábado devem ser registradas à noite, variando entre -2°C e 4°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 4°C e 10°C nas demais regiões.
Na manhã de domingo (25), as mínimas oscilam entre -4°C e 2°C no Planalto Sul, -2°C e 4°C no Meio-Oeste e no Planalto Norte, 0°C a 5°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, e de 4°C a 10°C nas outras áreas. A sensação de frio continua durante a tarde, pois as temperaturas não devem ultrapassar os 5°C/6°C nos pontos mais altos da Serra, permanecendo abaixo de 10°C em grande parte do Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 10°C e 17°C nas demais localidades.
Além disso, é importante destacar que entre o final da tarde de sábado (24) e a tarde de domingo (25), as baixas temperaturas combinadas à presença de umidade, dão condição para precipitação invernal, que podem ocorrer na forma de neve em flocos ou “água e neve”, uma mistura de chuva líquida com flocos de neve, especialmente nas áreas de maior altitude da Serra, incluindo municípios como São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema.
Na segunda-feira (26), com a chegada de ar mais seco e um céu mais limpo, as temperaturas devem cair ainda mais, aumentando a probabilidade de formação de geada na maior parte do estado. No amanhecer, as mínimas variam entre -4°C e -6°C nos pontos mais altos da Serra, enquanto na maior parte dos planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas ficarão próximas ou abaixo de zero. Essa situação traz risco alto nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas ao frio intenso, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desconforto térmico e hipotermia.
A Defesa Civil recomenda:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.