Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (20/08)

Elaborado em: 20/08/2024 às 05:00 – N° 232/2024

Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

TERÇA-FEIRA (20)

A terça-feira (20), terá formação de nevoeiros marítimos principalmente nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, que dissipam ao longo da manhã. O dia será com predomínio de sol no Grande Oeste e com maior cobertura de nuvens do centro ao leste de Santa Catarina devido ao deslocamento rápido de uma frente fria pelo mar que vira o vento de direção sudeste no litoral, favorecendo o aumento de nuvens e trazendo condições para chuva fraca e isolada nessas regiões. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, predomina de nordeste no interior do estado e varia de sudeste a leste no litoral e em áreas próximas. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 17°C do centro ao leste do estado e marcam entre 18 e 24°C no Grande Oeste. À tarde as máximas oscilam entre 16 e 25°C no litoral, nas áreas serranas do Planalto Sul e no Vale do Itajaí e variam entre 25 e 37°C, mas demais regiões. Mar pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de sudeste, alturas entre 1,0m e 1,5m e com picos de até 2,5m em alto mar. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

QUARTA-FEIRA (21)

Na quarta-feira (21), novamente haverá formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã  em áreas do centro ao leste do estado. A circulação marítima favorece a presença e variação de nuvens entre a Grande Florianópolis e o nordeste catarinense, ainda com chance de chuva fraca e isolada no amanhecer. Nas demais regiões o sol predomina entre poucas nuvens. O vento sopra com intensidade moderada a pontualmente forte (nas áreas costeiras do Litoral Sul) com rajadas de até 70 km/h do Extremo Oeste à Grande Florianópolis ao longo do período, que persistem e intensificam a partir da noite em áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. O risco associado a quedas de galhos, árvores e de postes de energia e a destelhamentos é baixo a localmente moderado. No amanhecer, as temperaturas variam entre 7 e 15°C entre os planaltos e nas áreas serranas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis e marcam entre 15 e 25°C no restante do estado. À tarde, as máximas oscilam entre 24 e 37°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Litoral Sul e marcam entre 18 e 25°C nas demais áreas. O mar fica agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. Nessa região, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

QUINTA-FEIRA (22)

A quinta-feira (22), inicia com formação de nevoeiros entre o Vale do Itajaí, o Planalto Norte e o Litoral Norte, que se dissipam durante a manhã. O sol predomina em todas as regiões na maior parte do dia, mas entre o final da tarde e à noite, a aproximação de uma frente fria provoca aumento a nebulosidade e fornece condições para chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências associadas à chuva. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, predominante de norte ao longo do dia em todo o estado, e a partir da noite virando de oeste/sudoeste/sul nas áreas de divisa com o RS, com rajadas moderadas a localmente fortes pelo estado, que podem passar dos 70 km/h nos pontos mais altos do Grande Oeste. O risco associado a quedas de galhos, árvores e de postes de energia e a destelhamentos é baixo a moderado. As temperaturas mínimas marcam entre 8 e 17°C entre os planaltos, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Litoral Norte e oscilam entre  19 e 27° no Grande Oeste e no Litoral Sul. À tarde, as máximas variam entre 27 e 36°C pelo estado. O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar, com risco  moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No decorrer da sexta-feira (23) a frente fria avança por SC, mantendo o tempo instável com condições para chuva e temporais isolados em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas. No sábado (24), um sistema de alta pressão adentra o estado derrubando as temperaturas e estabilizando o tempo em grande parte do estado, mas nas áreas do nordeste de SC (áreas de divisa com o PR do Planalto Norte ao Litoral Norte), devido às instabilidades atuantes no estado vizinho.