Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Temporais causam vendavais em Santa Catarina nesta quinta-feira 24/10

A quinta-feira (24) foi marcada por temporais generalizados em grande parte de Santa Catarina, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Estes temporais ocorreram devido ao avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, localizado entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, que provocou a formação de áreas de instabilidade em todo o estado no decorrer do dia.

Os danos provocados pelos temporais estão associados principalmente com as intensas rajadas de vento observadas no decorrer desta tarde, com valores entre 60 e 80km/h em diversos municípios, com extremos de 100km/h registrados em Laguna, como mostra a tabela. 

Tabela 1: Maiores rajadas de vento observadas no estado de Santa Catarina nesta tarde de quinta-feira (24)

Por conta dos temporais no estado, foram observados destelhamentos em várias residências e edificações, além da queda de árvores em diversas localidades. Os ventos fortes também causaram danos estruturais, incluindo telhados que foram arrancados. Também foram reportados danos a postes de energia, afetando o fornecimento em diversas áreas. Em alguns momentos de chuva intensa, também reportaram alagamentos em prédios públicos e postos de saúde. As figuras mostram alguns destes impactos observados pelo estado.


(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 1: Mosaico de danos observados no estado associado às rajadas de vento em (a) Cocal do Sul, (b) São Miguel do Oeste, (c) Lages e (d) Descanso

Os temporais deram início no Oeste catarinense pela manhã, avançando, durante a tarde, para as demais regiões. Neste final da tarde os temporais se encontram na região do Planalto Norte e devem avançar para o Litoral Norte, ainda trazendo riscos para danos associados às rajadas de vento.

Nas demais áreas a chuva já perdeu força, e aparece com intensidade fraca a moderada entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, conforme mostram os radares meteorológicos na figura abaixo. A chuva deve avançar para as regiões litorâneas nesta noite, mas já não traz risco para ocorrências meteorológicas. Com o deslocamento das instabilidades em direção ao mar, a previsão indica uma melhora nas condições de tempo neste final de semana. 

Figura 2: Composição da imagem dos radares meteorológicos, no campo da refletividade, às 18:10 (horário local).

Meteorologista: Caio Guerra